Neste sábado (16/08), Manaus será palco do INC – Festival da Indústria Criativa LGBTQIAPN+ da Amazônia, um projeto que coloca o setor cultural no centro da regeneração econômica e social da Região Norte. O evento gratuito acontece das 13h às 16h, no Centro de Medicina Indígena Bahserikowi, localizado na rua Bernardo Ramos, 97, Centro de Manaus.
CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
Ouça agora "10 Minutos com Marcelo Amil" – o programa que debate os principais temas do dia, de segunda a sexta, às 19h, ao vivo na WebRadioApp, no TikTok @camaradaamil e também disponível no Spotify e no YouTube da WebRadio. Não perca!

O evento integra a agenda cultural contemplada pela Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas e do Ministério da Cultura.
Voltado para fortalecer a Economia Criativa LGBTQIAPN+, o festival propõe debates e trocas de experiências com especialistas e lideranças, reforçando o papel da cultura como motor de desenvolvimento e inclusão.
Nesta primeira etapa, o INC traz quatro painéis temáticos:
Painel 1 – Economia Criativa: com Ravi Veiga, caboclo transmasculine, DJ, gestor e produtor cultural com mais de 15 anos de atuação em Manaus. Especialista em gestão cultural e pesquisador da Indústria Criativa LGBTQIA+ no Amazonas, Ravi é fundador da Casa Duda LGBTQIA+ da Amazônia e mestrando em Economia e Política da Cultura pela UFRGS.
Painel 2 – Plano de Negócios para Produtos Criativos e Culturais LGBTQIA+: ministrado por Rodrigo Freitas, analista de Planejamento da SEDECTI, professor universitário, especialista em Planejamento e Orçamento Governamental e MBA em Gestão de Projetos.
Painel 3 – Economia Criativa e Solidária no Quilombo Urbano de São Benedito: com Keilah Fonseca, mulher negra quilombola, presidenta da Associação Crioulas do Quilombo de São Benedito, conselheira na CEPPIR e coordenadora da CONAQ.
Painel 4 – Economia Criativa e Solidária Indígena: com Joel Michiles, comunicador indígena Sateré-Mawé, integrante da Rede de Jovens Comunicadores da Makira-E’ta e representante da COIAB – Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira.
O INC – Festival da Indústria Criativa LGBTQIAPN+ da Amazônia é mais do que um encontro cultural: é um espaço de diálogo sobre oportunidades econômicas, protagonismo e a valorização das identidades e saberes da região, integrando diversidade, sustentabilidade e inovação.